quinta-feira, 24 de maio de 2012

¡ BOCA CARAJO !


A expressão estampada na capa do jornal argentino ‘Olé’ retrata com exatidão o sentimento e o grito que os torcedores do Boca Juniors tiveram após o gol de Santiago Silva, já aos 45 minutos do segundo tempo, contra o Fluminense, ontem no Engenhão. Isso porque este não foi qualquer gol. Foi o gol da classificação dos xeneizes às semifinais da Libertadores de 2012.
Após uma derrota em La Bombonera por 1 a 0, o Fluminense precisava sair para o jogo logo no início da partida no Rio de Janeiro. E assim o fez. O tricolor das Laranjeiras foi para cima do Boca, tinha o controle da bola, mas não chegava a assustar  o goleiro Orión. Porém, em um lance de sorte, tudo o que jogadores e torcida do Fluminense queriam aconteceu: o primeiro gol. Em falta da intermediária, Carleto concretizou o que seu pai havia sonhado antes do jogo. Com um chute não muito bom, o lateral contou com um desvio na barreira, para ver a bola entrar no canto esquerdo, rente à trave, deixando Orión sem ação na jogada.
Carleto no momento da falta que abriu o placar no Engenhão
Pronto. O Flu já havia tirado a vantagem que o Boca obtivera no primeiro jogo. Agora era só continuar a fazer seu jogo e tentar ampliar a vantagem. Entretanto, não era qualquer adversário que estava do outro lado. Era o seis vezes campeão da Libertadores e tri mundial Boca Juniors. O Fluminense levantava muitas bolas para área, mas sem obter êxito nessas jogadas pelo alto. Assim, o Boca levou a desvantagem de 1 a 0 para o vestiário.
Para o segundo tempo, a equipe argentina voltou com uma postura diferente e não deixou o Fluminense exercer grande pressão em nenhum momento. O jogo havia ficado equilibrado.
O resultado de momento levava a disputa para os pênaltis, mas apenas um gol na partida mudava tudo. Se fosse do Flu, obrigava o Boca a ir ao ataque em busca de ao menos um tento. Entretanto, caso os xeneizes empatassem a partida, os donos da casa é que necessitaria marcar mais dois gols, uma missão ingrata e muito difícil.
As chances não foram muitas para nenhuma das equipes, mas elas aconteceram. A bola do jogo poderia ter sido o desvio de perna direita de Rafael Sóbis após cruzamento rasteiro de Thiago Neves, mas, caprichosamente, o chute tirou tinta da trave direita do Boca e saiu pela linha de fundo.
O jogo se encaminhava para os últimos minutos e as penalidades pareciam ser o destino da decisão. Mas foi quando a partida já entrava nos acréscimos que as estrelas do Boca decidiram aparecer. Riquelme conseguiu lindo lançamento na direita para Rivero, que invadiu a área e bateu cruzado. Cavalieri fez dois milagres no lance, desviando a bola para trave e depois salvando em cima da linha. Porém, a bola ficou viva no meio da área, pronta para ‘El Tanque’ Silva chegar batendo para o fundo das redes, empatando a partida e selando a classificação do Boca.
Silva comemora o gol da classificação xeneize
Com a vaga garantida, o Boca demonstra ser cada vez mais um time ‘copeiro’, principalmente na competição mais importante das Américas. Agora, os xeneizes esperam a definição de seu adversário. Pode ser o vencedor do confronto entre La U x Libertad ou o Vélez Sarsfield, caso este elimine o Santos na noite desta quinta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário