segunda-feira, 30 de abril de 2012

Com a taça nas mãos

A temporada de futebol na Europa vai chegando ao seu fim e a maioria dos campeonatos nacionais estão bem encaminhados para alguns times. Das quatro maiores ligas - Alemanha, Espanha, Inglaterra e Itália - somente uma tem o campeão definido.
Apenas na terra da cerveja e do craque Beckenbauer, o Borussia Dortmund sagrou-se bicampeão nacional, e com muito merecimento. Formada por uma equipe bem entrosada, contando com algumas estrelas, como Kagawa e Götze, e outros coadjuvantes muito presentes, como Lewandowiski, Hummels, Großkreutz e Gundogan, a equipe amarela do vale do Ruhr não deu chances para os adversários e conquistou a Salva de Prata (troféu do torneio) com duas rodadas de antecedência. A equipe comandada por Jürgen Klopp deu um grande passo para o título quando venceu o Bayern de Munique por 1 a 0 na 30ª rodada. Vale lembrar também que os amarelos venceram os bávaros tanto no primeiro, quanto no segundo turno.
Jogadores do Borussia já comemoram o título alemão com camisetas especiais
Já na Espanha, o título está praticamente definido. É só questão de tempo para o Real Madrid garantir o campeonato espanhol. Com 7 pontos de vantagem para o segundo colocado Barcelona e apenas 3 jogos em disputa, o Real deve assegurar o 32º título local, após 3 temporadas seguidas de campeonatos vencidos pelo Barça. E foi exatamente no confronto contra o time catalão no segundo turno que os merengues praticamente sagraram-se campeões. Em uma 'final' antecipada, o Real foi até o Camp Nou e bateu o time de Messi e companhia por 2 a 1. A única coisa que ainda está em aberto na terra da tourada é quem será o artilheiro do torneio. Messi e Cristiano Ronaldo brigam ferrenhamente pelo troféu de maior goleador - ambos somam 43 gols.
Cristiano Ronaldo celebra mais um de seus tantos gols pelo Real nesta temporada
Nos outros dois campeonatos, Inglês e Italiano, duas equipes aparecem como favoritas, mas ainda há disputa. Na terra da Rainha Elizabeth II, o Manchester City conseguiu importantíssima vitória sobre o seu rival Manchester United nesta segunda, por apenas 1 a 0, gol do zagueiro Kompany, e está muito próximo de dar fim ao jejum que dura desde a temporada 67-68, última que conquistou o Campeonato Inglês. Com os três pontos conquistados hoje, o City igualou os 83 do United, mas apresenta um saldo de gols - primeiro critério de desempate - melhor que seu rival (61 contra 53). Nas duas últimas e decisivas rodadas, a equipe comandada por Roberto Mancini encara o Newcastle, que ainda briga por vaga na Champions League, e o Queens Park Rangers. Já os Red Devils enfrentam Swansea e Sunderland. Se tudo ocorrer dentro do previsto, sem surpresas nessas partidas, os citizens conquistarão o primeiro título realmente importante após a entrada do dinheiro árabe.
Kompany festeja com Agüero o gol que pode valer o título inglês ao City
Enquanto isso, na Itália a Juventus caminha para conquistar seu 28º scudetto (isso sem contar os títulos de 04-05 e 05-06, que foram anulados por suspeitas de fraudes). A 'Vecchia Signora', comandada por Antonio Conte, segue invicta após 35 rodadas e soma 77 pontos, três a mais que a equipe do Milan, vice-líder do Calcio. Além da vantagem no número de pontos, a Juve conta também com a vantagem no confronto direto, critério de desempate, tendo vencido por 2 a 0 em sua nova casa e empatado em 1 a 1 em San Siro. A equipe de Pirlo, sem dúvidas o melhor jogador da temporada italiana, enfrenta Lecce, Cagliari e Atalanta nas últimas partidas do campeonato. Para garantir o primeiro lugar sem depender de resultados do Milan, basta o time de Turim vencer dois de seus três jogos. Vale lembrar que esta deve ser a última temporada do ídolo Del Piero na Juventus, por isso tenha certeza que não faltará motivação para equipe ser campeã nestes momentos derradeiros de seu eterno camisa 10. 
Giaccherini, Buffon e Pirlo comemoram mais uma vitória da Juventus no Calcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário