sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Sem querer também vale

Na noite desta quinta-feira, Vasco e Palmeiras se enfrentaram em um São Januario esvaziado de torcedores. Os times entraram em campo pela primeira fase, a chamada fase nacional da Copa Sul-Americana. O Palmeiras contou com força máxima. Ou quase, já que não contou com Valdivia, convocado para seleção chilena. Já o Vasco, entrou em campo poupando diversos jogadores, entre eles Alecsandro, Eder Luis, Felipe, entre outros, além de não contar com Dedé, que somente passeou na Alemanha com a seleção brasileira. Com isso, ficou evidente a preocupação de cada time com a competição. Enquanto um sonha com o título, o outro só disputa por disputar.
E se as arquibancadas não estavam lotadas, esses torcedores que não compareceram não perderam muito. Em um jogo muito equilibrado, muitas vezes até sonolento, os dois times deixavam claro como buscariam o gol. O Vasco apostava na troca de passes e em levantamentos de Juninho Pernambucano e Bernardo, enquanto o Palmeiras apostava na velocidade de seu lado direito com Cicinho e M. Leite, na força de Kleber e, claro, na bola parada de Marcos Assunção.
Os dois times alternavam ataques no primeiro tempo. A melhor chance do Palmeiras foi com Patrik. O meio-campista alviverde viu a bola sobrar livre após bola rebatida errada da zaga vascaína e emendou um voleio por cima do gol. Já o Vasco, foi mais eficiente. Já no final do primeiro tempo, após algumas boas chances criadas, um escanteio da esquerda cobrado por Bernardo encontrou Diego Souza na pequena área. O camisa 10 cruzmaltino acabou desviando a bola sem querer e viu a bola entrar no canto, sem chances de defesa para o goleiro Marcos. Pouco depois, o árbitro Leandro Vuadem encerrou o primeiro tempo.
Na volta para segunda etapa, ficou cada vez mais evidente a postura das equipes. O Palmeiras buscando de todas as formas o gol de empate, enquanto do outro lado se via um Vasco abdicando do ataque, somente se defendendo. Felipão tentou de tudo com as peças que tinha. Colocou Dinei no lugar de M. Leite e viu o suplente criar as melhores chances para a equipe de Parque Antarctica. Na melhor delas, Dinei recebeu cruzamento de Assunção e cabeceou para o fundo das redes. Porém, o jogo já havia sido paralisado por um impedimento duvidoso. Nas outras oportunidades que criou, o Palmeiras viu as chances do empate ruir nas mãos de Fernando Prass, que teve boa atuação principalmente no segundo tempo, ou na má pontaria de alguns jogadores.
E como quem não queria mais nada, o Vasco ficava na defesa até conseguir um contra-ataque mortal. E foi isso que aconteceu. Aos 34 minutos da segunda etapa, Leandro recebeu bola na direita e achou Elton no meio da área para marcar de cabeça o segundo gol. Com o resultado de 2 a 0, o Vasco encaminhou sua classificação para fase internacional do torneio. O Palmeiras precisa vencer por três gols de diferença, assim como aconteceu na mesma fase no ano anterior contra o Vitória, na qual conseguiu o resultado positivo, se quiser continuar sonhando com o título.

Um comentário: